Versatil

Em 2011, a Versátil Home Vídeo apresentou ajustes do seu logo em 3D (hoje o logo atual) e perguntou ao público o que achavam. Na época sugeri para que observassem o caso de uma redução: se o Versátil Home Vídeo” tinha legibilidade nas lombadas de DVD , por exemplo. E também propus uma solução.

Anos passaram e ainda curto muito o projeto que criei, mas com mais estudo e experiência, fiz alguns ajustes na proposta de 2011.

Abandonei a ideia original do troféu, mas mantive as cores principais (preto e o dourado) porque a nobreza e o status conferidos por tais cores são importantes para uma empresa que trabalha sobretudo com filmes clássicos. A inovação vem pela releitura da tipografia geométrica que tem elementos da Art Déco com alguns cortes irregulares, que trazem sofisticação. Nada mais Versátil” que isso: conseguir tanto atingir o público cativo quanto levar cultura aos novos (procedimento que a Lume anda fazendo com seus circuitos de cinema). O V” antes no topo do troféu foi capitulado, o que também é um procedimento antigo e auxilia neste namoro com o moderno.

  • ID
  • Packaging
  • Redesign

O corte irregular no topo do “V” é uma alegoria ao ícone do Play, cuja metade está acentuando o “SÁ”, a sílaba mais alta do nome “Versátil” e, por este motivo, recebeu a cor dourada; é o ponto mais alto do logo sonoramente, assim como o “V” era o ponto mais alto do logo atual.

O uso de uma assinatura-fichário para remeter à organização, atiça os olhares dos colecionadores por dois motivos: a Versátil trabalha com títulos de "cinema de arte", o que confere valor; e a criação de uma numeração reforça o desejo de juntar todos os títulos.

Transformei a embalagem em objeto de desejo criando um Blu-ray Book, aumentando a quantidade de informações sobre o filme. Para a capa, utilizaria ilustrações de artistas nacionais, gerando um material único.